ENCONTRO FORTEC SUDESTE 2024

Núcleos de Inovação
Tecnológica (NITs) na
Neoindustrialização do Brasil

Fortec Sudeste 2024: ‘Os NITs na Neoindustrialização brasileira’

Parceria com a Universidade de São Paulo (USP), SciBiz e Triple Helix Conference

O evento, de 17 a 19 de junho 2024, trará a discussão sobre a atuação especializada dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) frente aos desafios colocados pela política de Neoindustrialização brasileira. Como agentes sistêmicos de inovação e empreendedorismo e gestores das políticas de inovação das Instituições Científicas e Tecnológicas públicas e privadas (ICTs), os NITs encontram-se em posição de interseção entre ambientes promotores de inovação, empresas públicas e privadas, academia e poder público. Serão discutidas as as expectativas e potencialidades da atuação do NIT frente às missões estabelecidas no Plano de ação para Neoindustrialização do Brasil por meio de discussões, proposições e estudo de casos concretos.

A Nova política industrial (NIB) lançada estimula a interação público-privada e apresenta novas bases, incentivando o desenvolvimento sustentável do país do ponto de vista social, econômico e ambiental. O investimento em produtividade, inovação e estímulo a exportações apresentam-se em um contexto de desenvolvimento sistêmico e de longo prazo, aproveitando as vantagens competitivas do país. As ICTs são elos imprescindíveis neste contexto.

Serão dois dias de programação e um dia de minicurso e visitas técnicas ao Ecossistema de Inovação do Estado de São Paulo. A programação é resultado da parceria do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) com a Agência USP de Inovação (AUSPIN), o NIT da USP. Fazem parte da equipe organizadora, como coanfitriões locais, a Universidade Mackenzie, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Fundação CENEP/Santos.

Este ano o evento se associou ao ‘Science meets Business (SciBiz)’ e a ‘Triple Helix Conference’ (evento internacional), dois importantes e consagrados eventos da área de inovação e empreendedorismo. Participante do Encontro Fortec Sudeste tem desconto especial no evento SciBiz. Informe o seu número de inscrição e pague valores diferenciados. Acesse o site: https://scibizconference.com.br/. O Science meets Business (SciBiz) ocorre de 17 a 21 de junho, e o Triple Helix Conference de 19 a 21 de junho, todos na USP. Será uma imersão em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Organizador:

FORTEC Sudeste

Karla Montenegro
Coordenadora Fortec Sudeste

Cecília Hasner
Vice-Coordenadora Fortec Sudeste

Marcelo Speziali
Suplente Fortec Sudeste

Anfitrião Local:

Agência USP de Inovação – Auspin

Luiz Henrique Catalani
Diretor da Agência USP de Inovação

Alexandre Lima
Agente de Inovação Agência USP de Inovação

Coanfitriões Locais:

UFSCar
Ana Torkomian
Patricia Villar Martins
Fernanda Parolo
Mackenzie
Eduardo Ariente
Instituto Federal de São Paulo
Camilo Bogado
Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos
Alexandre Euzébio
Axonal
Henry Suzuki

Local do evento

Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Butantã, São Paulo - SP